domingo, 26 de julho de 2009

Foi lá em San Gimignano!

A Itália é considerada hoje o segundo maior produtor de vinhos do mundo e figura entre os três países de maior consumo per capita.

Mas eu precisava escolher uma região para me dedicar a conhecer um pouco da história e qualidade dos vinhos.

Chianti, Montalcino e Montepulciano estão entre as zonas vitivinícolas mais importantes da Toscana, onde dizem que as uvas Sangiovese, Canaiolo, Malvasia e Trebbiano têm sua melhor expressão, mas a Toscana ainda reserva um tesouro: a uva Brunello, um clone da uva Sangiovese Grosso. Lá pude degustar um Brunello de Montepulciano safra 2001, sentado em um charmoso restaurante com vista para praça central de San Giminiano, cidade considerada pratrimônio histórico da Unesco.

Mas por algum motivo, sempre ao degustar um vinho dessa região sentia um estranho aroma, aparentemente ruim, (consequencia do solo vulcânico). Só após alguns minutos é que o verdadeiro aroma do mosto aparecia! E que espetáculo!

Foi na província de San Giminiano que também encontrei um blend de 4 uvas chamado Quatrossi, na qual a uva Sangiovese era mais predominante. Para minha surpresa, o rótulo só atende o consumo interno. Que tristeza!!!

Na semana passada, “sacaneei” um amigo. Ele veio à minha casa e servi uma das 3 garrafas que arriscadamente trouxe em minha mala. Ele fatalmente perguntou: “onde encontro esse vinho?”, e respondi: “é simples! Basta você pegar um vôo até Milão, depois alugar um carro e seguir na direção de Toscana até chegar em San Gimignano. Lá eles vão te levar para degustar uma das 150 garrafas produzidas por ano! Quer saber o preço? 17 euros!!!! Isso mesmo, um espetáculo!”.
Por incrível que pareça estes maravilhosos vinhos, muitas vezes, ainda são encontrados com a denominação “Vino de Tavola”, ou seja, “Vinho de Mesa”.

E como prometido, minha dica vai para o Brunello Di Montalcino - Safra 2002 D.O.C.G. da Vinícola - Casa Nova Di Neri, da região da Toscana. Este vinho deve ser consumido diretamente da garrafa (sem decantar), preferencialmente com queijos, sopas e cremes não tão condimentados. Por incrível que pareça, vai bem com massa de pizza também. Você pode encontrá-lo na Adega Pandoro, no piso térreo da Lactato Personal Trainning, no shopping Flamingo, loja 19. Eu assino e recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário