sexta-feira, 17 de julho de 2009

Me apresento a você Leitor!

O vinho sempre fará parte de minha vida, ainda que nele tenha sido iniciado tardiamente! Criado em família religiosa, que por preceito, condenava toda e qualquer bebida alcoólica, demorei um bom tempo até sucumbir aos prazeres da carne, ou melhor, do vinho. O que me levou a apreciar essa divina arte, na verdade, foi a ignorância! Comecei a escutar papos como “esse vinho harmoniza com carnes temperadas e queijos fortes”, “esse vinho é muito encorpado e de presença marcante”, “suave e redondo”, traz sinais de envelhecimento em barricas de carvalho”, etc - todas essas coisas que os conhecidos “enochatos” gostam de falar em público para impressionar os demais. O fato é que eu não entendia nada desse papo”.Mas a necessidade de entender o “idioma” forçou-me a estudar e descobrir o que aquele bando de loucos dizia! Sou curioso por natureza e essa busca me levou à total insanidade. Sim, o papo enochato contamina!

O bom é que minha percepção foi além; descobri que aproximadamente 85% dos consumidores de vinhos em restaurante ficam inseguros na hora de escolher um rótulo. Não sabem se o que pedem será uma boa harmonização com o prato, ou minimamente se o vinho é bom...

O que pretendo é colocar a “cara para bater”! Para mim, as coisas são simples: ou o vinho é bom ou não é… Pelo menos para o meu gosto! A cultura do vinho não pode em hipótese alguma ditar regras de consumo a você. Mas quem já não perguntou a um garçom ou mesmo um /sommelier/ algo como “qual sua sugestão de vinho?” – e saiu mais confuso do que entrou? Seria mais fácil responderem “este, aquele” ou mesmo “eu aprecio muito esse, especialmente com o prato que pediu”.

Por isso, nas próximas edições irei sugerir harmonizações e, em cada artigo, trarei a indicação de um ou dois rótulos, sempre assinados por mim.

Ao /sommelier/ e ao Enólogo falta chamar a responsabilidade para si, ajudar o consumidor e compartilhar suas experiências individuais. Isso, prometo! Farei!

2 comentários:

  1. Oi Lú, já era hora de você começar a falar sobre o assunto. Nunca ninguém me falou sobre vinhos de forma tão clara... tenho aprendido bastante. Beijo, sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Cara, que vinho tomar com carne condimentada, tipo comida árabe?

    ResponderExcluir